Redução do consumo de energia

Redução do consumo de energia

Reduzir o consumo de energia, seja em uma casa ou na empresa, não é simplesmente trocar as lâmpadas convencionais (incandescentes) por modelos florescentes ou LED, embora apenas isso já contribua em muito para reduzir a sua conta de luz, poupar energia e economizar a, cada vez mais importante, energia elétrica, que mantém desde a sua TV em funcionamento quanto a fábrica que a colocou no mercado.

Vivemos numa época em que o conhecimento está disponível como nunca, onde o acesso a informação é cada vez mais fácil, onde as facilidades do mundo moderno nos trouxeram conforto e melhoraram até mesmo nossa expectativa de vida. Só que tudo isso tem um preço: energia! Os recentes apagões que algumas regiões do país sofreram, ou até mesmo aquele queda de energia, que você nota com mais facilidade no verão, quando aparelhos de ar-condicionado estão em plena atividade, são um reflexo deste aumento no consumo de energia.

Existe ainda o impacto ambiental causado pela construção de usinas, sejam elas hidroelétricas, eólicas ou nucleares, cada uma cobra um preço pelo fornecimento de energia.

Ok, mas e o que eu posso fazer na minha residência ou na empresa onde trabalho para reduzir esse consumo energético? As ações vão desde as mais simples possíveis até verdadeiras obras de arte em termos de criatividade. Como citado no início deste texto, algo que todos podem fazer é a troca de lâmpadas convencionais por modelos mais eficientes. Um exemplo: uma lâmpada que tenha um consumo de 60W, quando substituída por um modelo florescente, passa a representar um consumo de apenas 15W. E se você quiser mais eficiência ainda, pense nas modernas lâmpadas LED, que começam a fazer parte das opções das lojas de iluminação. Neste caso, o consumo seria de apenas 4W, com a mesma luminosidade do modelo convencional de 60W, ou seja 15 vezes menor!

Lâmpadas LED

Retirar os aparelhos da tomada, evitando a permanência dos mesmos por muito tempo em “stand-by”, ajuda a reduzir o consumo também. Recentemente, a LG lançou um modelo de monitor que possui um sensor de presença, desligando-se quando n ao há ninguém em frente ao computador. Segundo a fabricante, o uso deste tipo de monitor pode representar até 50% de economia elétrica em relação a um modelo convencional.

Manter o computador ligado apenas quando necessário, dar preferência a modelos de monitores e TVs LED quando for comprar um modelo novo ou desligar as luzes dos locais onde não existe necessidade. Uma dica para empresas e condomínios é a instalação de sensores de presença, que ativam as luzes apenas quando houver movimentação. Infelizmente, muitos condomínios ainda mantém o sistema de ativação por horário, que liga todas as luzes em um horário determinado, independente de ser necessário ou não.

Monitor LG com sensor

Um exemplo muito interessante da criatividade na redução de calor e de uso de aparelhos de ar-condicionado, é o prédio da Prefeitura de Chicago, que tem o terraço completamente coberto por vegetação.  Além de reduzir a incidência de sol diretamente sobre o concreto, o que causa um aumento na temperatura interna do prédio, é uma ideia que colabora para o aumento das áreas verdes em centros urbanos. Seguindo a mesma tendência, algumas construções estão privilegiando o uso da cor branca em suas fachadas. Já não é mais tão difícil encontrar terraços de prédios pintados com cores claras, que favorecem a reflexão da luz, evitando o aumento da temperatura.

Prefeitura de Chicago

Se você acha que apenas grandes prédios ou empresas podem fazer algo importante, lembre-se que o chuveiro da sua casa pode ser o responsável por até 80% do consumo de energia ao final de um mês. Um banho com alguns minutos a menos certamente será sentido na próxima fatura.

+1: Nos conte o que você tem feito na sua casa ou no seu trabalho para reduzir o consumo de energia. Se possível, envie fotos mostrando alguma das ideias acima, ou outras, que colaborem com a redução da demanda energética. Sua participação pode fazer com que outras pessoas tenham a mesma iniciativa.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>